Estratégias para Professores usarem as Mídias Sociais na Sala de Aula
As redes sociais abriram um precedente a nivel mundial no que toca à
comunicação entre a comunidade escolar, alunos, professores, docentes,
ninguém escapa ao mundo das redes sociais. Embora as aulas possam apenas
ocupar uma parte do tempo dos alunos durante a semana, com as redes
sociais os professores podem alargar esse tempo de uma forma mais
cativante para os alunos, promovendo o contacto e o convívio online.
Cada vez mais se verifica que professores fazem algumas tarefas
relacionadas com os seus alunos através das redes sociais, nomeadamente Facebook e Twitter.
Não são só os professores que podem beneficiar desta situação, os
alunos podem obter informação e providenciar informação ao seu ritmo,
independente dos seus colegas. Neste artigo, trazemos-lhe 5 Dicas para Professores Criativos, que utilizam as redes sociais.

1. ANALISE OS SEUS ALUNOS
O primeiro passo é efectuar uma análise
nas suas turmas/alunos para perceber se estes utilizam as redes sociais,
quais utilizam e com que frequência. Depois da primeira análise,
pergunte quais as redes sociais que os alunos estão interessados em
integrar nas aulas e nos métodos de estudo. Apartir daqui você terá uma
base para começar a trabalhar. Tenha em atenção e tome nota se existem
alunos que se opôem à rede social escolhida – Muito provavelmente não
irão seguir o rumo do resto da turma se são contra. É importante tentar
chegar a um consenso entre os alunos, e encontrar uma solução que seja
do agrado de todos.
2. DEFINA UMA ROTINA
O próximo passo tem a ver com
estabelecer objectivos e horários de trabalho. Uma ideia que não é
exaustiva e que dá tempo suficiente para os alunos poderem desenvolver
as suas ideias, é estabelecer 2 dias de trabalho por semana, num horário
a definir em consenso com os alunos. O consenso é fundamental, pois as
actividades extra-curriculares são uma certeza e nem todos estão
dispostos a abdicar dos seus hobbies para o fazer.
3. DEFINA O MÉTODO DE TRABALHO
Qual vai ser o seu método de trabalho? O
que é que os seus alunos vão fazer durante aquelas horas, 2 dias por
semana? Sugiro que crie uma lista de possiveis tarefas e proponha as
tarefas em votação, as 2 tarefas mais votadas são as vencedoras. É
preciso ter em atenção que as tarefas propostas devem ter um tempo de
realização não muito longo, de forma a não cansar os alunos e
proporcionar a desmotivação dos mesmos – Embora as redes sociais sejam
do seu agrado, a obrigatoriedade de fazer algo pode ser
contra-producente.
4. INCENTIVE
A motivação é essencial para a
assiduidade dos alunos, seja online ou na escola real. Se um aluno não
está motivado, pode estar na internet mas não vai fazer o que tem para
fazer – Ver vídeos e jogar é tão bom! A sua tarefa mais complicada será
provavelmente incentivar e cativar os alunos a continuar a desenvolver
as suas tarefas. Qual o melhor método de incentivo? Não é fácil definir –
existem personalidades, prioridades e preferências diferentes que vão
limitar o seu leque de escolhas de métodos de incentivo – Aqui você terá
de ser audaz e perceber, individualmente, qual o melhor método.
5. ESTABELEÇA LIMITES
Os limites são um ponto fundamental neste capítulo. É necessário estabelecer:
- Comportamentos
- Prazos
- Assiduidade
- Qualidade
Além destes, existem os limites
virtuais. Se você pretender, pode manter distância dos seus alunos no
Facebook, Twitter e etc, aproveitando e ensinando a importância da
privacidade online. No entanto, não terá que estabelecer limites apenas
para os seus alunos, você também terá de ter os seus, e serão certamente
mais fáceis de estabelecer e cumprir.
Em suma, esta poderá ser uma maneira de você aumentar a produtividade e criatividade
nas suas turmas, ao mesmo tempo que educa os seus alunos para os
perigos da privacidade online. Um método alternativo de gerar
inteligência e germinar a capacidade de organização e gestão de tempo
dos seus alunos.
Fonte: www.escolacriatividade.com
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