Avaliação diagnóstica de Matemática para o 4º ano do Ensino Fundamental
Bom gente, andando pela net encontrei um diagnóstico de matemática para os alunos da 3ª/4º ano, achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês, a autora e
Maria Sueli C. S. Monteiro, não sei bem onde encontrei, mas que souber do site pode deixar o link que darei os devidos créditos.
O restante que são 7 folhas está no link abaixo.
O link: http://dc335.4shared.com/doc/IssLiTtr/preview.html
Avaliação diagnóstica de Matemática
Autor
Maria
Sueli C. S. Monteiro – marisue@uol.com.br
Série / Ciclo
3a
série do Ensino Fundamental
Tempo necessário
É
interessante que os alunos se sintam dispostos a resolver as questões
para que a avaliação realmente seja um diagnóstico de sua classe.
Por isso, divida a avaliação em duas ou mais aulas e dedique mais
um dia para a correção e os comentários.
Introdução
Ensino
de Matemática na 3a
série do Ensino Fundamental
É
importante que nesta série o Sistema de Numeração Decimal seja
retomado aproveitando o início do trabalho com o algoritmo das
operações. As idéias básicas de fração podem ser trabalhadas a
partir de medidas não exatas. Os conceitos fundamentais de perímetro
podem ser trabalhados em figuras planas desenhadas ou medidas pelos
alunos. Em Geometria, noções básicas de curvas e segmentos de
reta, paralelismo, perpendicularismo, simetria e ângulo reto são
essenciais para a compreensão de polígonos e a classificação de
triângulos e quadriláteros.
Objetivos
Espera-se
do aluno no início da 3a
série que ele:
- compreenda os princípios do Sistema de Numeração Decimal;
- resolva situações-problema que envolvam o significado das operações;
- resolva situações que envolvam noções básicas de Geometria;
- resolva situações que envolvam noções básicas de Medidas;
- resolva situações-problema em que aparecem gráficos, tabelas, esquemas etc.
Há
diversos objetivos importantes que poderiam ser avaliados, mas
procuramos selecionar cinco que contemplam os blocos de conteúdos
indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais:
- Números e Operações: objetivos a e b;
- Espaço e Forma: objetivo c;
- Grandezas e Medidas: objetivo d;
- Tratamento da Informação: objetivo e
Procedimento
ANTES
DA APLICAÇÃO:
- Esta avaliação deverá ser reproduzida, uma para cada aluno, com espaço suficiente para que possam colocar suas respostas. Se for dividir a avaliação em 2 ou mais dias, divida também as questões em folhas diferentes. Não coloque “Avaliação” como título, mas “Atividades de Revisão” para que os alunos resolvam as questões com tranqüilidade e confiança.
NO
DIA DA APLICAÇÃO
- Explique aos alunos que o objetivo dessas atividades é auxiliar o seu trabalho com eles, neste ano.
- Incentive os alunos a resolverem todas as questões.
O link: http://dc335.4shared.com/doc/IssLiTtr/preview.html
0 comentários:
Postar um comentário