Free Butterfly ani 1 Cursors at www.totallyfreecursors.com
Este blog foi criado com o intuito de estar divulgando tanto os trabalhos realizados no Laboratório do PROINFO, como as atividades feitas no curso das TIC's.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Avaliação diagnóstica de Matemática para o 4º ano do Ensino Fundamental

 

Bom gente, andando pela net encontrei um diagnóstico de matemática para os alunos da 3ª/4º ano, achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês, a autora e Maria Sueli C. S. Monteiro, não sei bem onde encontrei, mas que souber do site pode deixar o link que darei os devidos créditos.



Avaliação diagnóstica de Matemática


Autor

Maria Sueli C. S. Monteiro – marisue@uol.com.br

Série / Ciclo

3a série do Ensino Fundamental

Tempo necessário

É interessante que os alunos se sintam dispostos a resolver as questões para que a avaliação realmente seja um diagnóstico de sua classe. Por isso, divida a avaliação em duas ou mais aulas e dedique mais um dia para a correção e os comentários.

Introdução

Ensino de Matemática na 3a série do Ensino Fundamental
É importante que nesta série o Sistema de Numeração Decimal seja retomado aproveitando o início do trabalho com o algoritmo das operações. As idéias básicas de fração podem ser trabalhadas a partir de medidas não exatas. Os conceitos fundamentais de perímetro podem ser trabalhados em figuras planas desenhadas ou medidas pelos alunos. Em Geometria, noções básicas de curvas e segmentos de reta, paralelismo, perpendicularismo, simetria e ângulo reto são essenciais para a compreensão de polígonos e a classificação de triângulos e quadriláteros.

Objetivos

Espera-se do aluno no início da 3a série que ele:
  1. compreenda os princípios do Sistema de Numeração Decimal;
  2. resolva situações-problema que envolvam o significado das operações;
  3. resolva situações que envolvam noções básicas de Geometria;
  4. resolva situações que envolvam noções básicas de Medidas;
  5. resolva situações-problema em que aparecem gráficos, tabelas, esquemas etc.

Há diversos objetivos importantes que poderiam ser avaliados, mas procuramos selecionar cinco que contemplam os blocos de conteúdos indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais:
  • Números e Operações: objetivos a e b;
  • Espaço e Forma: objetivo c;
  • Grandezas e Medidas: objetivo d;
  • Tratamento da Informação: objetivo e

Procedimento

ANTES DA APLICAÇÃO:
  1. Esta avaliação deverá ser reproduzida, uma para cada aluno, com espaço suficiente para que possam colocar suas respostas. Se for dividir a avaliação em 2 ou mais dias, divida também as questões em folhas diferentes. Não coloque “Avaliação” como título, mas “Atividades de Revisão” para que os alunos resolvam as questões com tranqüilidade e confiança.


NO DIA DA APLICAÇÃO
  1. Explique aos alunos que o objetivo dessas atividades é auxiliar o seu trabalho com eles, neste ano.
  2. Incentive os alunos a resolverem todas as questões.

 O restante que são 7 folhas está no link abaixo.


O link: http://dc335.4shared.com/doc/IssLiTtr/preview.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI