Quando a Aula dá Errado
Já parou para pensar em todas as vezes
que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar materiais,
escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula foi
ministrada tudo deu errado ?
A idéia é que os alunos estivessem
ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da aula, mas
nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos, desinteressados,
ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular, brincar com
algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela
janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito
“ocupados” para prestarem atenção na sua aula.
Mas, o que deu errado ? Bem, temos de
analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você
conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.
- Aula Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:
01. jamais entre na sala de aula
despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba que é o
maior descaso com os alunos fazer isso,
02. a aula não é para você, por isso
jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo o tempo e só
com termos difíceis do aluno entender,
03. não use o tom de voz monótono, sem
vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você já está
entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa
vibração,
04. jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem perguntas,
05. não faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele.
06. nunca faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”
07. jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder
08. evite distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico da “decoreba”.
- Aula Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo, é quando o professor:
01. elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno
02. promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às vivências dos alunos
03. mostra paixão e vibração em suas aulas
04. diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino
05. traz o mundo para dentro da sala
de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas, assuntos
polêmicos, assuntos inovadores, etc.
06. faz com que o conhecimento da sala
de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos possam
assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo
07. tem sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar
08. mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações
09. tem senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos
10. por meio de todas as suas aulas,
tem a convicção de que entregaram algo realmente significativo e que vai
tornar a vida daqueles jovens menos difícil
Dê uma olhada no seu plano de aula de amanhã, levante a estrutura que você enquadrou essa aula, selecione os elementos que a compõem e faça os ajustes que achar necessário.
0 comentários:
Postar um comentário