Problemas com a Coordenação e Direção
Hoje, tratarei de algo delicado que é a relação entre Professores e
Gestores. Em pesquisa realizada recentemente com Professores
perguntamos:
- Qual é o maior problema que você enfrenta com a Coordenação/Direção da Escola ?
Os Professores responderam:
1) muita burocracia (relatórios/fichas) para preencher…………. ……. 48 %
2) falta de orientação pedagógica……………………………………….. 27,10 %
3) falta de regras claras dos objetivos e resultados do trabalho……. 17,4 %
4) nenhum problema com a Direção ou Coordenação………………. 7,5 %
Muita burocracia com relatórios, fichas, etc para preencher
É um fato que o Gestor (Coordenador e Diretor) precisa medir a
eficácia dos resultados atingidos, e isso só é possível com o
levantamento de dados do processo de aprendizagem por meio de
Relatórios, Fichas, Questionários, etc. É uma verdade também que se
estas solicitações forem desordenadas e aleatórias, tomarão um tempo
precioso do Professor, que ficará enredado em uma armadilha sem fim de
papéis.
Sugestão para os Gestores:
Faça um levantamento de todas as Fichas, Relatórios, Questionários e
outros documentos que os Professores estão preenchendo atualmente.
Analise-os e verifique quais documentos podem ser agrupados em um só. O
ideal é que bimestralmente o Professor tenha que preencher pelo menos o
Diário de Classe, Boletim de Notas e Relatório de Desenvolvimento . No
início do ano é oportuno elaborar uma Ficha de Sondagem onde serão
levantadas as dificuldades dos alunos, onde o Gestor , bem como o
Professor poderão realizar o monitoramento do trabalho ao longo do ano
na mesma ficha.
Falta de Orientação Pedagógica:
Infelizmente muitas Reuniões Pedagógicas são usadas apenas para
discussão de textos ou reclamações, o famoso “ lavar a roupa suja em
público “, onde nada de concreto é resolvido. Os Professores saem
frustrados porque acham que foi um desperdício de tempo e que tudo
continuará na mesma.
Sugestão para os Gestores:
As pessoas precisam de suporte, apoio, motivação, incentivo e
treinamento. Por isso elabore dois tipos de Reunião: Coletiva e
Individual. Na Reunião Coletiva discutam novas ferramentas e estratégias
para melhorar : comportamento do aluno, indisciplina, rendimento do
aprendizado, gerenciamento da sala de aula. Na Reunião Individual
realize o monitoramento de todos esses itens, para isso o Gestor deverá
criar as próprias Fichas de Controle e Acompanhamento de cada Turma.
Falta de Regras claras quanto aos objetivos e resultados do trabalho:
Ao ver dos Professores, como as Reuniões não levam a nada e como os
Relatórios só servem para desperdiçar o tempo, o fato é que acaba não
ficando claro para onde todos estão indo. As Regras ficam subentendidas,
os objetivos ficam diluídos em um sem número de solicitações diárias, o
que acaba gerando com que cada Professor interprete, a seu próprio
modo, o que está acontecendo.
Sugestão para os Gestores:
A roda não é para ser reinventada a cada bimestre, basta estabelecer
com clareza os objetivos Gerais no Planejamento Anual e a cada bimestre
realizar o monitoramento desses objetivos por meio de Fichas e
Relatórios previamente elaborados. Como foi sugerido crie a Ficha de
Sondagem com as dificuldades dos alunos, assim você terá objetivos bem
específicos para atingir com cada Turma. Nas Reuniões Coletivas e
Individual, forneça as ferramentas e estratégias para o Professor
alcançar essas metas.
Nenhum Problema com a Direção/Coordenação:
Aqui é preciso um alerta. Apesar de alguns Professores terem relatado
que não há problema, o fato é que gerir pessoas é um trabalho constante
e diário, por isso nunca se descuide de sempre criar um ambiente que
possibilite o debate, a troca de experiências e o compartilhamento de
necessidades, pois só assim o que já estava bom, se tornará melhor
ainda.
Fonte: www.sosprofessor.com.br
0 comentários:
Postar um comentário